Descrição
Essa pintura parte de uma série que Lygia Clark fez em 1954 chamada de Descoberta da Linha Orgânica.
Segundo Connie Butler, curadora da exposição de Lygia no MoMa, 2014, "O que não é óbvio sobre essa pintura à primeira vista é que ela é uma pintura dentro de uma pintura, que a tela pequena está colocada dentro de sua moldura. E a moldura faz parte do trabalho. A linha orgânica a que ela se refere no título é na verdade o espaço em torno da pintura, o espaço entre a pintura e sua moldura. Portanto, o orgânico se refere, na verdade, a esse espaço intermediário."
Em uma palestra em 1956, Lygia Clark disse: “O artista também pode investigar linhas que funcionam como portas, como conexões entre materiais, como tecidos, etc., para poder modular toda uma superfície."
Segundo Luis Perez-Orama, "o motivo pelo qual ela chama a linha orgânica de "orgânica" não é porque ela se parece com uma curva ou uma linha inspirada biologicamente. Não… É porque ela dá a você a possibilidade de olhar no interior do corpo da pintura. É porque ela é feita como uma incisão no corpo da pintura. Portanto, ela funciona como uma abertura para o organismo da pintura."